APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Tecnologia SENAI Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle” têm como principal objetivo formar profissionais que tenham a curiosidade e o incansável interesse na busca pelo conhecimento. Assim, o programa de Iniciação Científica representa a oportunidade de amadurecimento do aluno para se tornar um profissional mais talentoso, testar seus conhecimento e coloca-los em prática, resolver problemas e desenvolver-se no contexto acadêmico. Há ainda a possiblidade de participar de eventos científicos (congressos) e melhorar o currículo.

Os grupos de iniciação científica são distribuídos em diversas linhas de pesquisa, cada uma com um docente responsável.

 

LINHAS DE PESQUISA:

Projeto de ferramentas com base em produtos parametrizados

Descrição: estudar a viabilidade de projeto de ferramentas para conformação, com base em produtos parametrizados em software CAD e análise de resultados durante a alteração do produto e o comportamento do projeto.

Orientador: Prof. Esp. Alexandre de Cassio Caetano
Contato: alexandre.caetano@sp.senai.br

 

Manufatura Aditiva

Descrição: tendo como base as tecnologias de manufatura aditiva, esta linha de pesquisa aborda a influência dos parâmetros de processo de impressão 3D nas propriedades microestruturais e mecânicas dos materiais e, consequentemente, no produto final. A comparação entre materiais, visando melhorias nos processos e ganho em desempenho, também são alvo desta linha de pesquisa. Estes estudos apresentam ao aluno novas tecnologias de manufatura além do conhecimento e interpretação de técnicas de caracterização de materiais.

Orientador: Prof.ª Dr.ª Fernanda Martins Queiroz
Contato: fernanda.queiroz@sp.senai.br
Orientador: Prof. Esp. Jofre Bezerra Felix
Contato: jofre.felix@sp.senai.br

 

Processos de usinagem de metais
Descrição: realizar estudos comparativos entre operações de torneamento duro e usinagem por abrasão.

Orientador: Prof. Esp. José Barbosa da Silva Filho
Contato: jose.bfilho@sp.senai.br

 

Gestão e Empreendedorismo

Empreendedorismo: compreende a investigação dos fatores determinantes da intenção empreendedora tal qual as características do comportamento empreendedor, os fatores de sucesso e fracasso de atividades empreendedoras. Contempla a identificação de fatores determinantes da inovação, sobrevivência e mortalidade das empresas, propondo metodologias de gestão que contribuam para aumentar sua competitividade. Visa compreender o processo de geração de ideias de negócios e de identificação de oportunidades de negócios para a criação de novas empresas.  

Gestão Empresarial: abrange diversos tópicos gerenciais e técnicos relacionados à gestão de empresas e de organizações não governamentais. Estuda características funcionais, planejamento, processos, estratégias e modelos de gestão em diversas subáreas, como: Gestão de Serviços, Finanças, Cadeia de Suprimentos e Operações e Mercados.

Gestão da Manutenção: desenvolvimento de Modelos e Métodos para a Gestão da Manutenção. Envolve as áreas de análise de decisão, confiabilidade, mantenabilidade com aplicações em diversos setores. 


Orientador: Prof. M.Sc. Marcus Vinicius dos Reis Venditti
Contato: marcus.venditti@sp.senai.br
 

 

TRABALHOS

Trabalho Iniciação Científica_HENRIQUE MARINS BARRETO

Trabalho Iniciação Científica_RENATO SPACINI DE CASTRO

Trabalho Iniciação Científica_REGINALDO DAMIAO DA SILVA

Trabalho Iniciação Científica_DANILO SILVA MENDES

Trabalho Iniciação Científica_BRUNO ALVES DA SILVA