Iniciação Científica


APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Tecnologia SENAI Suíço-Brasileira “Paulo Ernesto Tolle” têm como principal objetivo formar profissionais que tenham a curiosidade e o incansável interesse na busca pelo conhecimento. Assim, o programa de Iniciação Científica representa a oportunidade de amadurecimento do aluno para se tornar um profissional mais talentoso, testar seus conhecimento e coloca-los em prática, resolver problemas e desenvolver-se no contexto acadêmico. Há ainda a possiblidade de participar de eventos científicos (congressos) e melhorar o currículo.

Os grupos de iniciação científica são distribuídos em diversas linhas de pesquisa, cada uma com um docente responsável.

 

LINHAS DE PESQUISA:


Engenharia de superfícies

Descrição: estudar as propriedades superficiais de componentes ligados a diversas áreas e ramos de atuação, tendo como principal foco componentes automotivos e utilizados na indústria de petróleo e gás. A pesquisa concentra-se em caracterização superficial e análise de propriedades tribológicas e oferece ao aluno a possibilidade de expandir os conhecimentos em relação a técnicas de preparação de amostras, caracterização, metrologia óptica, modelagem matemática e ensaios mecânicos.

Orientador: Prof. Alexandre Vieira

Contato: alexandre.vieira@sp.senai.br

 

Processos de fabricação a Laser
Descrição: estudar as diversas aplicações das tecnologias laser relacionadas a processos de fabricação de forma a otimizar os parâmetros e obter ganhos de qualidade e produtividade, tendo como principal foco texturização e gravação a laser em metais. Está pesquisa oferece ao aluno a oportunidade de conhecer técnicas de análise e pesquisa de otimização de processos e ter contato com tecnologias que são tidas como estado da arte no meio industrial.

Orientador: Prof. Alexandre Vieira

Contato: alexandre.vieira@sp.senai.br

 

Corrosão e proteção de materiais metálicos
Descrição: processos de aplicação de revestimentos metálicos e de conversão para proteção contra corrosão (cromo duro, cromo decorativo, zincagem com passivação, níquel químico e anodização), ensaios eletroquímicos, ensaios acelerados, ensaios de campo e avaliação de falhas.

Orientador: Prof. M. Sc Cristiano Cardoso

Contato: cristiano.cardoso@sp.senai.br

 

Seleção de materiais metálicos para construção mecânica
Descrição: caracterização das propriedades e do desempenho mecânico dos materiais metálicos utilizados na fabricação de elementos e equipamentos mecânicos em função da microestrutura e do processo de fabricação das ligas metálicas (dureza, abrasão, fadiga, fratura e corrosão sob tensão).

Orientador: Prof. M. Sc Cristiano Cardoso

Contato: cristiano.cardoso@sp.senai.br

 

Processos de usinagem de metais
Descrição: otimizar parâmetros de corte relacionados a processos de torneamento e fresamento de componentes metálicos, bem como o estudo de estratégias de usinagem, sistemas de fixação e geometrias de ferramentas. O aluno terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos relacionados a usinagem de metais e desenvolver estudos utilizando metodologia científica no contexto industrial.

Orientador: Prof. Davi Cardozo Duarte Júnior

Contato: davi.junior@sp.senai.br

 

EDITAIS

Iniciação Científica - Edital 1º-2017

Iniciação Científica - Edital 2º-2017

============================

TRABALHOS

Trabalho Iniciação Científica_HENRIQUE MARINS BARRETO

Trabalho Iniciação Científica_RENATO SPACINI DE CASTRO

Trabalho Iniciação Científica_REGINALDO DAMIAO DA SILVA

Trabalho Iniciação Científica_DANILO SILVA MENDES

Trabalho Iniciação Científica_BRUNO ALVES DA SILVA

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar