Histórico


No início da década de 70, a base das necessidades e investimentos que o Brasil ensaiava era em direção ao domínio das tecnologias industriais mais avançadas. Atento a essa situação o SENAI-DR-SP detectou que o setor industrial necessitava de mão-de-obra especializada no campo de mecânica fina.  A partir dessa premissa surge a Escola SENAI Suíço-Brasileira "Paulo Ernesto Tolle", consolidada em 1971 com o convênio de cooperação técnica e científica entre o SENAI-DR-SP (Brasil) e a SWISSCONTACT (Instituição Suíça). Desde o início, destaca-se a visão do comprometimento com a organização e as políticas da qualidade.

Assim, estrutura-se a sua primeira atividade com a implantação do Curso Técnico em Mecânica de Precisão, em 1973, de acordo com a chegada de técnicos suíços para a instalação de equipamentos, preparação de docentes, elaboração de programas teórico-práticos e de materiais didáticos. A partir desta data dinamizaram-se inúmeras atividades voltadas para a educação e tecnologia, consolidando o estímulo à pesquisa e às inovações tecnológicas para o país.

Em 1988 a SENAI Suíço-Brasileira "Paulo Ernesto Tolle" se tornou uma das primeiras a incluir Informática no currículo. A partir de 1989 o curso técnico passou a dispor de um laboratório de programação assistida, com recursos avançados em hardware e software. Esse equipamento opera com um conjunto de torno, fresadora, simuladores – todos computadorizados – e dois braços robotizados. Já em 2001, estruturou-se o curso técnico de informática com ênfase em redes de comunicação, para atender às demandas por serviços relacionados a redes de computadores e internet.

Em pouco tempo a Escola avançou com novidades na educação e nos serviços, destacando-se:

  • STT - Setor de Serviços Técnicos e Tecnológicos;
  • SuiçLab-Laboratório de Calibração de Blocos-Padrão, com técnicos treinados no Japão.
     

Hoje, a escola realiza com sucesso as suas ações e vem se modernizando cada vez mais, com a intenção de estar sempre afinada com o desenvolvimento não só nacional, mas também global, de modo a atender às necessidades e tendências do mundo do trabalho.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar